Aprovado projeto pela conscientização sobre a Síndrome de Down

por Elaine Macena última modificação 05/07/2024 13h03
Iniciativa busca inclusão e sensibilidade da população sobre a importância de respeitar e valorizar as pessoas
Aprovado projeto pela conscientização sobre a Síndrome de Down

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

Na sessão ordinária desta sexta-feira, 5 de julho, a Câmara Municipal de Foz do Iguaçu aprovou por unanimidade o Projeto de Lei Nº 29/2024, de autoria da vereadora Anice Gazzaoui, que institui o "Dia Municipal da Síndrome de Down" – Lei Bassam Mohamad Kosmas. A data será celebrada anualmente no dia 21 de março, sendo incluída no Calendário Oficial de Eventos do Município, como forma de promover atividades pela conscientização sobre a síndrome.

O projeto busca reconhecer, valorizar e exigir políticas públicas que promovam a conscientização e a inclusão dessa comunidade. A iniciativa representa um marco na luta pela inclusão, sensibilizando a população sobre a importância de respeitar e valorizar as pessoas com síndrome de Down, promovendo um futuro mais justo e igualitário para todos.

Durante a sessão, a família e amigos de Bassam Mohamad Kosmas, falecido ano passado, estiveram no plenário, acompanhando a votação. Para eles, a aprovação do projeto é um passo importante para criar um ambiente mais inclusivo e acolhedor, onde todas as pessoas, independentemente de suas diferenças, possam ser plenamente integradas na sociedade e ter acesso a todos os seus direitos.

Em seu discurso emocionado, a vereadora Anice Gazzaoui destacou que o objetivo da lei vai além da celebração anual. “Instituir no em Foz do Iguaçu o Dia Municipal da Síndrome de Down significa também valorizar todas as famílias que têm uma pessoa especial em sua casa. E o Bassam Mohamad Kosmas veio ao mundo para mostrar a todos nós que é preciso saber viver, que era a música que ele mais amava. Estamos felizes com a aprovação desse projeto”, afirmou.

Bruna Osman, advogada e amiga da família, também comentou a importância da lei. “Hoje em dia nós temos muitos direitos garantidos e o que a gente precisa mesmo é efetivar direitos que já estão garantidos na lei. Toda essa discussão novamente traz à tona essa pauta para que todos esses direitos sejam efetivados”.