Aprovado projeto da vereadora Anice que torna essencial atividade de academias

por Diretoria de Comunicação última modificação 19/03/2021 10h40
Proposta passou pelo plenário da Câmara e agora depende de sanção do prefeito para entrar em vigor

Foi aprovado na última terça-feira (16), o Projeto de Lei nº 138/2020, de autoria da vereadora Anice Nagib Gazzaoui, que declara como essenciais para a população, em situações de calamidade pública, de emergência, epidemia ou pandemia, os serviços prestados por academias de ginásticas e similares.

Houve apenas um voto contrário. Na discussão de defesa ao Projeto, Anice explicou o surgimento desta ideia. “Esse Projeto foi protocolado no final do ano passado, onde nós não imaginávamos que estaríamos passando por essa situação, que haveria um novo lockdown, um novo toque de recolher” disse a parlamentar.

Para ela, pensar na condição física dos munícipes é algo a se levar em consideração, já que os sintomas da Covid-19 incluem falta de ar e cansaço físico. A condição física é essencial para evitar o aparecimento de doenças infectocontagiosas, pois aumenta a imunidade do organismo, fortalecendo o combate aos agentes invasores.

De acordo com Anice, essas respostas foram obtidas após várias conversas com profissionais de Educação Física, os quais a vereadora fez questão de agradecer, um a um, reforçando sua importância e colaboração para que a medida fosse aprovada. Com o projeto, passarão a ser consideradas essenciais as atividades prestadas por academias de ginástica, musculação, natação, hidroginástica e escolas de iniciação esportiva, assistidas por profissionais de educação física ou personal trainer. As artes marciais, escolas de dança e demais prestadores de atividades físicas e similares no município, também farão parte da medida proposta.

“Nós entendemos que mesmo se tornando uma atividade essencial, as medidas de prevenção e adaptação na forma de trabalho terão que ser tomadas. Não veremos mais aglomerações nesses espaços, porque vivemos uma nova realidade, mas estes profissionais tem consciência disso, por isso buscam esse apoio e adaptação” reforçou Anice.

Com o apoio de vereadores da Casa e o entendimento da necessidade da medida, o Projeto foi aprovado e agora segue para análise e sanção do prefeito.

(Texto: Assessoria de imprensa vereadora Anice)