Adriana Izuka ressalta importância da vacinação contra a gripe, doença que também pode resultar em hospitalizações e óbitos

por Diretoria de Comunicação última modificação 27/04/2021 19h52
A Coordenadora do Programa de Imunização de Foz falou sobre importância da imunização e ressaltou que vacinas são seguras e eficazes

Foto: Christian Rizzi

O Programa Opinião, da TV Câmara de Foz, dialogou com a Coordenadora do Programa de Imunização do município, Adriana Izuka, que ressaltou a importância da vacinação. "É sempre muito importante que as pessoas mantenham seu calendário em dia. Neste momento da covid, a vacina a gente sabe que é realmente eficaz, então é muito importante que as pessoas se vacinem".

Além disso, Adriana Izuka enfatiza a relevância da vacinação contra gripe, que todo ano acontece a campanha, há 23 anos. "A influenza acontece o ano todo e também pode ter complicações, hospitalizações e óbitos nos grupos que o Ministério da Saúde elenca para priorizar porque podem ter quadro agravado pela doença. E, neste momento de pandemia é ainda mais importante porque os sintomas da gripe se confundem com a covid. E, temos um sistema de saúde que está sobrecarregado e é importante as pessoas estarem imunizadas da gripe para evitarmos a busca das pessoas pelo sistema".

A Secretaria Municipal de Saúde de Foz está preocupada com a baixa adesão de mães e crianças na vacinação contra a gripe e está reforçando o apelo para que o grupo seja imunizado, a fim de reduzir o número de pessoas com sintomas respiratórios e internações. A cobertura vacinal média entre os grupos prioritários (crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes puérperas e profissionais da saúde) na cidade está em apenas 25%.

Segundo a Prefeitura, “a vacinação contra a Influenza está disponível em todas as unidades básicas de saúde, que atendem por livre demanda – ou seja, sem a necessidade do agendamento prévio. Para as famílias que desejam garantir o dia e o horário específicos de atendimento, o agendamento on-line segue disponível no site da Prefeitura (http://vacinacao.pmfi.pr.gov.br/)”.

Fique atento (a) à vacinação do grupo prioritário

"Como a vacina da covid é nova, temos de dar um intervalo de 14 dias para tomar outra vacina. Então, até por isso, esse ano o Ministério da Saúde iniciou a vacina da gripe foi iniciada não pelo grupo dos idosos, mas por grupos de gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, crianças, pra que a gente esteja neste momento fazendo a vacina da covid nos idosos e possa dar intervalo de 14 dias para que eles possam tomar a vacina da gripe. É muito importante ficar atento ao grupo que você pertence para tomar a vacina. Temos percebidos uma busca baixa por essa vacina (gripe), tanto para crianças, quanto gestantes. Importante frisar que quem pertence aos grupos deve se vacinar", enfatizou Adriana.

Vacinas são seguras

"Vacinas são eficazes, seguras. As pessoas podem se vacinar. Quando o produto está liberado e autorizado é porque ele já foi testado, então é bem importante em relação à vacina da covid, que é mais nova, que as pessoas se sintam seguras e tomem a vacina".