“Dia de Iemanjá” recebe aprovação em 1° turno e volta ao plenário para 2ª discussão na terça (07)
De autoria das vereadoras Yasmin Hachem (MDB) e Anice Gazzaoui (PL), e do vereador Alex Meyer (PP), o Projeto de Lei 99/2022 visa incluir no Calendário Oficial de Eventos de Foz do Iguaçu o “Dia de Iemanjá”. Em pauta na primeira sessão de 2023, no último dia 02, o projeto foi aprovado em primeira votação, e deverá ser discutido e votado na próxima sessão, terça-feira (7).
De origem africana, Iemanjá era o orixá cultuado pela nação iorubá, conhecida como “Rainha do Mar”. Considerada padroeira dos marinheiros, pescadores e jangadeiros. No sincretismo religioso, Iemanjá também ficou conhecida pelo nome de Nossa Senhora dos Navegantes. Comemorado em datas diferentes no Brasil, o dia de Iemanjá é celebrado na região sul e na Bahia no dia 02 de fevereiro, em sua maioria pelas religiões da umbanda e candomblé.
“É muito difícil falar sobre esse projeto e não falar sobre intolerância religiosa. Ela é considerada uma forma de violência e não é só simbólica, muitas vezes é algo físico também; é um ato de discriminação, de ofensa, de agressão às pessoas por conta da crença e da sua prática religiosa”, aponta a vereadora Yasmin Hachem (MDB).
“Essa casa de leis tem feito seu papel. Nós estamos tratando de temas importantes, nós estamos colocando o dedo na ferida. Independente da religião que você segue, você tem que respeitar o próximo. Todas as religiões devem ser respeitadas”, complementou a vereadora Anice Gazzaoui (PL).