12 anos de luta: Câmara de Foz conquista canal aberto de TV

por Diretoria de Comunicação última modificação 05/07/2024 12h03
Ministério das Comunicações disponibilizou canal 19. Agora, Legislativo trabalha nas tratativas para estruturação e instalação da TV

Após 12 anos de luta a Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu conquistou um canal de TV aberta. O intuito é democratizar a informação, tornar o Poder Legislativo mais próximo da população e fortalecer a transparência. O Ministério das Comunicações disponibilizou o canal 19 em ato publicado no Diário Oficial da União. No momento a Câmara trabalha nas tratativas para estruturação e instalação da TV na expectativa de realizar os testes ainda neste ano de 2024.

O Presidente da Câmara, vereador João Morales (União Brasil), comemorou: “É uma grande alegria, uma grande conquista para Foz do Iguaçu, partindo de um servidor da Casa que sonhava com esse momento. Com isso, poderemos proporcionar cultura, esporte, lazer e entretenimento para a população, parceria com as universidades, entidades comunitárias e outras instituições como a Secretaria de Educação para que a gente possa levar projetos, atendendo nossas crianças e toda nossa população”.

O Assistente Técnico da Diretoria de Segurança Física e digital, Waldson de Almeida Dias, que iniciou a luta na década passada, destacou: “Tenho de fazer um agradecimento muito grande ao atual presidente, João Morales, que comprou a ideia, viu o significado e a importância dessa ideia para a população de Foz do Iguaçu e resgatou um projeto nosso de 2012, do Presidente da época, Zé Carlos”. O servidor explicou que o projeto já foi aprovado pelo Ministério das Comunicações e o Legislativo já tem o canal 19 direcionado para o município.

Em junho de 2024, os servidores técnicos da Câmara de Foz do Iguaçu, juntamente com o presidente da Casa, João Morales estiveram em Brasília participando da 14ª edição do Encontro Nacional do Grupo Interlegis de Tecnologia (EnGITEC), do Senado Federal. É o maior evento de tecnologia e inovação do Poder Legislativo. Na oportunidade, a comitiva participou de reuniões e realizou visita técnica à Rede Legislativa de Rádio e TV da Câmara dos Deputados.

O propósito foi conhecer o funcionamento do sistema para implantação do canal aberto de TV na Câmara de Foz do Iguaçu. O grupo foi recebido pela equipe de gestão, composta por Geane Gomes e Graciela Bertão. Rogério Cancella, diretor de programação, apresentou toda a estrutura e a diretora do sistema da Rádio, Ana Raquel Macedo, também participou.

A respeito da parte técnica dos equipamentos para funcionamento da TV aberta, o Assistente Técnico da Diretoria de Segurança Física e digital, Waldson de Almeida Dias, explicou: “O Ministério das Comunicações, através da Secom, lançou há mais ou menos 15 dias um projeto chamado Brasil Digital que vai digitalizar várias Câmaras de vereadores de todo o Brasil, em que poderemos ter equipamento gratuitamente. Eles entraram em contato com a gente, já enviamos todos os documentos.  Acreditamos que até novembro ou dezembro já possamos estar com os equipamentos cedidos pelo Governo Federal já em processo de colocarmos no ar a TV Câmara de Foz do Iguaçu, o canal 19”.

registrado em: ,